João 10:14
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
O que significa hoje esta expressão? O que quer dizer para alguns esta palavra que tem um peso muito grande?
Durante esta madruga, enquanto eu tirava meu plantão, eu me fazia estes questionamentos. Eu me perguntava justamente o que significa hoje ser um pastor para quem é pastor e para quem olha a figura de um pastor.
Eu sempre tive uma opinião muita contestadora sobre este e outros assuntos, muitos até com uma certa polemica, mas, o que eu realmente acho sobre este assunto tenho a certeza que muitos irão concordar comigo. Nossas igrejas tem sido saqueadas ano após ano por uma síndrome predominante que se chama falta de liderança cristã. O que tenho observado por estes anos seguidos de experiência ministerial, é um rebanho que não honra mais aos seus pastores, e pastores que não se importam mais com seus rebanhos.
Nossas igrejas estão passando por uma crise existencial e até mesmo por uma crise de identidade, mas eu ainda acredito na igreja clássica que conheci no momento em que me converti; acredito na igreja gloriosa, onde o pastor é o Anjo da igreja, a voz de Deus para suas ovelhas; a igreja que conhece e confia no seu pastor e no pastor que ama suas ovelhas a tal ponto, que se dedica o Máximo por cada uma delas e entrega sua própria vida por amor as ovelhas. Mas não é isso que acontece hoje em dia, nós pastores temos nos esquecidos do amor pelas ovelhas, muitos de nós mudamos completamente as prioridades do evangelho, buscamos mais nossas próprias vitórias e independência financeira que o bem comum de nossa comunidade cristã. Será que temos esquecido a bíblia e a nossa missão? Os nossos templos estão cada vez maiores, cada vez mais suntuosos, cada vez mais sofisticados. Por conseguinte, nossos ministérios e intimidade com Deus estão mirrando, se extinguindo, em estado total de coma profundo. Temos construído templos cada vez maiores por puro ego. Eu desafio qualquer pastor que queira ou que tenha construído um desses mega-templos, dizer se conhece todos os milhares de membros que fazem parte de sua igreja. É humanamente impossível conhecermos todas as pessoas que temos contato em apenas algumas horas de cultos semanais. Pastor tem e deve ter cheiro de ovelha. É impossível sabermos realmente se algum membro está passando por alguma dificuldade em sua vida. Delegamos líderes em nossas igrejas para não nos preocuparmos com os problemas menores de nossas igrejas.
Uma das mais importantes classes de liderança e de ajuda de nossas igrejas e que foi instituída no tempo dos apóstolos, os diáconos, tem sido muito mal aproveitados em nossas igrejas. Criamos hoje líderes para tudo que possa ser útil. Temos lideres de louvor, lideres de coreografia, lideres de jovens, lideres de obreiros, lideres de lideres, lideres de células; lideres, lideres, lideres, lideres e mais lideres. Ou seja, o que foi instituído pelos apóstolos, mais uma vez nós temos corrompido; os diáconos foram instituídos para servirem as mesas e auxiliar os pastores, mas nós temos instituído lideranças, para nos distanciarmos das ovelhas.
O bom pastor conhece suas ovelhas e é conhecido por elas. Isso quer dizer que o bom pastor tem intimidade com as ovelhas, sabe do que ovelha gosta. Que tipo de água, que tipo de alimentação – lógico, que hipoteticamente falando – ou seja, o pastor que tem intimidade com seu rebanho sabe exatamente do que ele precisa. Às vezes um puxão de orelhas, às vezes uma dedicação, as vezes uma exortação, as vezes um incentivo e todas as vezes muito amor pelo rebanho que apascentamos.
Por sua vez, o rebanho também não tem visto o pastor como ele merece ser visto. O pastor não é mais visto como o líder estimado e honrado, o pastor não é mais visto com admiração por seu rebanho, muitas vezes não é mais respeitado por seu rebanho. O que tem de errado com tudo isso? Tudo. Da mesma forma que o pastor deve ter cheiro de ovelha, as ovelhas tem que ter que tem que conhecer o seu pastor. As ovelhas devem realmente aceitar a liderança de seus pastores, porque eles foram escolhidos por Deus para guiar-lhes, assim como Deus escolheu Moises para guiar o povo de Israel até a terra prometida e como naquele tempo muitos do povo tem se rebelado porque prefere o bezerro de ouro a esperar que Moises desça do monte com as orientações de Deus. O povo quer que seu problema seja resolvido de imediato sem esperar o tempo e as orientações de Deus.
Na realidade mesmo, é que tem pastores para cada tipo de ovelha e ovelhas para cada tipo de pastor.
MINISTÉRIO PROFÉTICO DA ADORAÇÃO
PASTOR ERASMO XIMENES
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário