quarta-feira, 10 de junho de 2009

ANSIEDADE: UM MAL QUE PRECISA SER VENCIDO.

TEXTO BASE:
Mateus 6:25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?
Ao ler todo o texto do capítulo 6 do livro de Mateus, entendemos que Jesus estava fazendo um grande sermão na montanha que durou muitas horas e onde as pessoas se aproximavam para ouvirem tudo o que o Mestre tinha a dizer. Todos se assentavam e se maravilhavam com o que o Mestre ensinava, porque ele ensinava com autoridade de quem tinha um conhecimento profundo das palavras. Um conhecimento prático e não apenas teórico como os fariseus; ou seja, Jesus tinha autoridade pra ensinar por ele vivia intensamente o que ele ensinava. Ele era o exemplo vivo.
Jesus ensinava nos templos, nas casas, nos mercados, nas festas... Onde existisse alguém disposto a aprender, Ele estava disposto a ensinar, mas o Sermão da montanha é o relato bíblico que foi o primeiro lugar ao ar livre em que ele ensinou e um ensinamento que durou várias horas.
Neste dia Ele ensinou acerca de muitas coisas: como dar esmolas, como orar, como jejuar, como se apresentar diante dos homens e de Deus, sobre santidade, e sobre a ansiedade das coisas terrenas.
E é exatamente sobre isso que iremos falar. Sobre a ansiedade.
O que é ansiedade?
A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio, opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.
A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças.
A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral.
Ao analisarmos criteriosamente a Bíblia, encontraremos nela respostas acerca de todas as coisas sobre o mundo ou sobre nossa vida. A Bíblia é um instrumento maravilhoso de busca e localização. Mais perfeito que qualquer mapa, bússola ou GPS.



Veja o que Jesus disse acerca da definição da ansiedade:
Mt.6: 25-34
25 Por isso vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, {mais} do que a vestimenta?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos {vestirá} muito mais a vós, {homens} de pequena fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
32 (Porque todas essas {coisas} os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas {coisas;}
33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas {coisas} vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a {cada} dia o seu mal.
Muitas vezes amados, deixamos de vencer em nossas vidas por causa da ansiedade, preocupados com as coisas do dia a dia.
Quantas vezes não perdemos o sono ou ficamos inquietos?
Quantas vezes não deixamos as soluções dos problemas passarem por nós, por que simplesmente a ansiedade não nos deixa ver a simplicidade?
Não devemos andar ansiosos por coisa alguma.
Algumas pessoas ficam ansiosas quando estão perto de fazer uma prova, um concurso público, vestibular. Elas se preparam dias, meses, anos, uma vida inteira. Mas quando chega o dia da prova dá um branco. ANSIEDADE.
Quantas pessoas perdem uma oportunidade de emprego, às vezes o emprego que ela queria na empresa que ela escolheu. Pela ansiedade no dia da entrevista?

Lucas 12:26. Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Como podemos vencer a ansiedade?
Fazendo uma coisa de cada vez.
Pessoas que tem dívidas enormes por exemplo. Não existe coisa pior pra tirar o sono de alguém do que o endividamento. As contas vão chegando e não se tem com o que pagar.
Às vezes comprou um carro e ficou difícil de pagar. Comprou uma casa um apartamento, mas a coisa complicou. Pegou empréstimo no banco pra abrir um negócio próprio, mas ainda não tem tido lucro.
Vou te dar o mesmo remédio que eu tomei: faça uma coisa de cada vez.
Anote todos os seus gastos, todas as contas que você tem pra pagar, marque quais são a prioritárias (aquelas que não podem deixar de serem pagas), depois as de menor valor que podem ser quitadas de uma só vez. E pague todas as que puderem. Assim mês após mês. Evite pegar empréstimos para pagar contas, usar cartão de crédito ou cheques pré-datados. Na medida do possível, quando for fazer compras, pague tudo a vista.
Seguindo estes passos básicos, pode levar algum tempo, mas você vai conseguir quitar suas dívidas.
Filipenses 4:6. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
Oração sem fé é morta. Fé sem ação é morta. Ação sem oração é morta.
Devemos sempre unir estes três fatores em nossas vidas, era isso que Jesus sempre ensinava.
Atos dos Apóstolos 17:11. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas {coisas} eram assim.
Quando recebemos e aceitamos de bom grado as coisas que ouvimos da parte de Deus; o impossível, os milagres, as promessas, começam a acontecer em nossas vidas. Mas quando começamos a duvidar sobre tudo o que ouvimos da parte Dele, seja através de uma palavra lida na Bíblia, uma pregação, um ensinamento, uma revelação. Nos afastamos do poder e das onipotentes mãos abençoadoras do Pai.
Ao recebermos uma palavra amados, devemos examinar minuciosamente dentro das escrituras. Se elas estiverem dentro da Palavra pode aceitar que vem de Deus.
Não andeis ansiosos por coisa alguma é também não ficar andando atrás de promessas e profecias que não são da parte de Deus. Examinando as escrituras, saberemos o que é o não vindo da parte de Deus.
Gostaria nesse momento de dar outro conselho acerca da parte financeira:
Todo mês separe seu dízimo, por que está é a única forma de repreender o devorador. Alem disso, separe da mesma forma uma quantia semelhante e guarde, poupe. Não gaste todo seu dinheiro, por que nos dias maus ao invés de recorrer aos empréstimos ou ao cartão de crédito. Você terá sempre umas economias guardadas para poder recorrer quando precisar
Que o Senhor nos abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário